No dia 10 de agosto comemoramos o Dia Internacional da Superdotação. Esta data foi criada pelo Conselho Mundial das Crianças Superdotadas e Talentosas, em 2011, no encontro realizado em Praga, na República Tcheca, com a finalidade de apoiar e dar visibilidade às ações voltadas para os estudantes superdotados em todo mundo.
 
Esta é uma área que vem crescendo no Brasil e a cada ano que passa constata-se um aumento no número de pesquisas, publicações e pessoas interessadas e envolvidas. Quando o ConbraSD iniciou suas atividades em 2003, no Brasil, havia 1.675 estudantes cadastrados no Censo Escolar. Hoje, temos pouco mais de 24.000 estudantes cadastrados como tendo altas habilidades/superdotação, o que representa apenas 0,05% do total de estudantes da Educação Básica, estando muito longe do ideal e denotando que ainda há muito trabalho a ser feito. 
 
Por esse motivo, precisamos cada vez mais tecer redes de conexão em busca do fortalecimento nesta área, estimulando as iniciativas voltadas para a disseminação de conhecimento cinentífico, na busca de soluções para os desafios que ainda existem.
 
Para marcar essa comemoração, gostaríamos de divulgar a Declaração dos Direitos de Crianças Superdotadas escrita pelo Professor Del Siegle 1 :
Toda criança superdotada tem o direito de:
 
  • Saber sobre seu talento;
  • Aprender algo novo todos os dias;
  • Ser apaixonada por sua área de talento;
  • Ter uma identidade além da sua área de talento;
  • Sentir-se bem com suas realizações;
  • Escolher qual das suas áreas de talento deseja seguir;
  • Não precisar ser talentosa em tudo.
Para acompanhar as novidades acerca das altas habilidades/superdotação, siga nosso site e as redes sociais (@conbrasd).
 
Equipe ConbraSD
 
1 https://www.nagc.org/resources-publications/resources-parents/gifted-childrens-bill-rights